É sempre bom pesquisar um pouco para não ter surpresas durante a sua viagem. Conte conosco!

Passaporte

Sempre que for viajar certifique-se que seu passaporte possui validade superior a 06 meses da data de saída do país de destino. Para requerimento de um novo passaporte é necessário preencher um formulário da Polícia Federal e pagar a taxa GRU que é fornecida ao final do preenchimento. Após cumprir essa etapa, é possível realizar o agendamento de horário para entrega dos documentos solicitados. No dia do agendamento leve o comprovante de pagamento da GRU, protocolo de solicitação e os documentos. Caso ocorra qualquer dúvida em relação a tais procedimentos, entre em contato com a Polícia Federal pelo número 194 ou pelo site.

Vistos

O visto nada mais é que uma autorização para entrada de estrangeiros em alguns países. Esse documento não garante a admissão automática em um território internacional, mas deve necessariamente ser apresentado ao setor de imigração quando exigido. Cada país possui critérios próprios com relação à entrada e permanência de estrangeiros. Assim, o processo para solicitação de visto, a documentação necessária, o prazo de retorno e a validade do documento variam conforme seu objetivo e o país visitado. Procure verificar com as embaixadas e consulados de seu país de destino se é necessário o visto para entrada no país. Para maiores informações, entre no site do Itamaraty - Portal Consular.

Seguro Viagem

Em alguns destinos é obrigatório possuir algum tipo de assistência de viagem. Já em outros, o sistema de saúde é extremamente oneroso. Por isso, é importante contar com uma boa seguradora e já viajar sabendo todas as coberturas e procedimentos.  Há diversas alternativas no mercado, que, em geral, incluem assistência médica e hospitalar. Mas há opções completas, com tratamentos odontológicos e até verba para medicamentos. A maioria dos planos de assistência médica temporária não cobre problemas de saúde decorrentes de doenças preexistentes. Verifique esta cobertura no momento da aquisição do certificado do seu seguro.

Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Nem sempre é necessário viajar com a PID, porém em alguns destinos é fortemente recomendável. Com este documento é possível dirigir legalmente em mais de cem países legalmente, de acordo com a Convenção de Viena e outros acordos internacionais. Para requerer a PID e conferir a lista de países que a aceitam, consulte o site do DETRAN.

Vacina contra Febre Amarela

Confira aqui a lista de países que exigem dos brasileiros o certificado de vacinação contra febre amarela. A vacina deve ser administrada até 10 dias antes da viagem e tem validade de 10 anos. Consulte o site da ANVISA para maiores esclarecimentos.

Menores Desacompanhados

No Brasil, menores de 12 anos que viajam ao exterior, sozinhos ou acompanhados de apenas um dos responsáveis, devem apresentar autorização de viagem emitida conforme Resolução nº 131/11 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para maiores informações verifique a cartilha Viagem de Crianças e Adolescentes ao Exterior do Conselho Nacional de Justiça.

Alfândega

Antes de ir para o exterior, preste atenção nas leis alfandegarias para não ter problemas em seu retorno ao Brasil. Verifique o limite de valor das mercadorias que trará na bagagem e o que é permitido trazer. Lembre-se que as leis e restrições relativas à alfândega são válidas tanto para quem chega de avião quanto para fronteiras marítimas e terrestres.

O viajante pode gastar até US$ 500 na loja do Duty Free Shop (loja franca ou livre de impostos) do aeroporto onde a bagagem será examinada pela alfândega no desembarque. Quando o valor dos produtos for maior que a cota de isenção, o viajante está sujeito ao pagamento do imposto de importação, que é de 50% sobre o valor da fatura ou nota da compra. Na falta ou inexatidão destes comprovantes, o valor de base para a cobrança do imposto será estabelecido pela autoridade da alfândega.

Bagagem

A permissão de bagagem por passageiro em peso / e ou volume está indicada em seu bilhete. Em caso de dúvida, consulte o seu agente. Nos vôos domésticos, normalmente são permitidos somente 20 kilogramas ou 15 kg por pessoa. Depende da companhia aérea e do trecho. A bagagem de mão não deve exceder 5kg em peso ou a dimensão de 115cm. As regras valem também para crianças. Bebes não têm direito a bagagem.

Bagagem de mão - As principais dicas são levar documentos, jóias, dinheiro e todos os objetos de valores na bagagem de mão. É proibido levar objetos cortantes, pontiagudos e inflamáveis na bagagem de mão. Ex: perfumes, tesourinha de unha, isqueiro etc. É proibido os passageiros transportarem líquidos em frascos com capacidade superior 100ml. Quem precisar levar medicamento com prescrição médica, alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais deve comunicar a Cia Aérea no momento do check-in. A compra de bebidas ou perfumes nos aeroportos está liberada, desde que as lojas estejam localizadas depois do ponto de inspeção.

Embarques

Não se atrase! Para vôos internacionais é recomendável chegar para o check-in no mínimo 03 horas antes da partida. Durante o período de alta temporada, aconselhamos chegar com maior antecedência. Veja aqui a lista de siglas dos principais aeroportos do mundo.

Dinheiro

Recomendamos consultar o tipo de moeda utilizada em cada país e a facilidade de câmbio. Sugerimos sempre que possível, usar o cartão de crédito internacional. É sempre conveniente manter consigo, dinheiro em moeda local. Recomendamos um sistema conhecido como Visa Travel Money.

Alterações e Reembolsos

Cada bilhete possui regras específicas quanto às alterações ou reembolsos, sendo que algumas tarifas não permitem estas possibilidades. Consulte seu agente para saber quais são as regras que se aplicam ao seu bilhete. Para alterações ou cancelamento de reservas de hotéis e serviços, favor contactar diretamente o operador local, ou o hotel. Aplica-se também para estes , a multa de acordo com a política de cada hotel ou serviço.

No show

O não comparecimento dos passageiros para embarque incide em multa por parte da companhia aérea ou até mesmo perda de passagem. Por isso, se precisar alterar ou cancelar algum trecho de sua passagem, entre em contato com a companhia aérea ou com o seu agente de viagens. O mesmo se aplica em reservas de hotéis, incidindo a perda de uma ou mais diárias no caso do não comparecimento para o check in na data reservada. No caso de serviços como transportes e serviços, não haverá reembolso no caso de não comparecimento no local e horário informado.

Hotéis

As diárias nos hotéis começam e terminam em horários pré-estabelecidos:

Check-in entre 14:00 e 15:00hrs / Check-out entre 11:00 e12:00hrs